Imagem capa - Reforma - Construção De Fundo Infinito (Ciclorama) por Luciano Steffler Fotógrafo
Dicas

Reforma - Construção De Fundo Infinito (Ciclorama)

Essa  publicação vai para você meu amigo fotógrafo, que assim como eu sonha/sonhou por muito tempo em ter o seu espaço, bacana, organizado e com aquele fundo infinito tão sonhado.


Pode parecer bobagem, mas o resultado com um fundo fixo, é outra vida, o que mais usei antes desta reforma foi o tecido, que é realmente complicado, amassa, por vezes se não cuidar fica dobrado por cima do pé de algum modelo durante sua movimentação e te da um trabalhão na pós produção, além de não te dar aquela sombra bacana e uma homogeneidade na luz.


Quando tudo parou por conta da pandemia, aconteceu do forro do meu Studio ceder um pedaço, e por ser de gesso, e muito antigo, foi necessário a troca de todo o forro da sala, imagina a bagunça, então, aproveitei para dar uma geralzona, fazer o fundo infinito e dar um tapa geral =D , foram uma semana e meia de função que e mesmo fiz, sou daqueles q tenta fazer sozinho e se não der conta contrata um profissional, o faça você mesmo tá no meu sangue e vem de família kkk



Materiais usados:

- 03 Chapas de MDF 6mm

- 02 Chapas de eucatex 3mm

- 01 Tubo de cola para madeira

- 02 Potes de Tapa-Tudo da Renner (pode ser outro tipo de massa para tapar as frestas e preparar a curva)

- Pregos, Parafusos, Buchas, "L" para fixar as curvas

- 01 Lata 3,6l de fundo para madeira

- 02 lata 3,6l de tinta branco neve fosco


Custo Aproximado de R$1.300,00
Tamanho do Studio: 2,60 x 4,10m


Equipamentos usados:

- Rolo de pintura, pincéis

- Espátula, lixas, formão, régua, nível, lápis, esquadro

- Serra circular, Serra Tico-tico, Lixadeira, Furadeira, Martelo

- Óculos e máscara para proteção


1ª Etapa: 

- Corte dos suportes para a curva, com 40cm de comprimento, sendo um lado parelho com a parede que utilizei como fundo e um lado com alguns cm para alinhar com a chapa de mdf que coloquei no piso.

- Fixação destes suportes no piso contra parede e no canto de encontro das duas paredes.



2ª Etapa:

- Fixação das chapas de MDF ao piso, eu utilizei uma cola, que hoje vejo q não fixou tão bem, tive algumas leves rachaduras nas emendas, nada que atrapalhe a foto e nem da muito trabalho na edição, mas optei por colar por meu piso ser de porcelanato, e não deu conta de fura-lo para prender o piso com bucha e parafuso, que recomendo a quem quiser que faça isso, colocando um parafuso em cada canto, pode ser uns 40cm do canto do MDF e um ao centro, para evitar q a chapa empene.




3ª Etapa:

- A curva do canto... essa deu trabalho, se você pretende fazer apenas um fundo em uma parede é tranquilo, agora se fizer como eu fiz, dá uma bela mão de obra, mas você ganha muito mais espaço para quando precisar fotografar mais pessoas principalmente.

- Para essa curva fixei mais suportes, os fixei entre si, utilizei de papel pardo para medir e fazer o molde, e cortei as fatias de "pizza" que foram coladas e pregadas uma a uma para fazer a curva mais suave possível. (quanto mais finas forem vai ficar mais curvo e precisará de menos massa para alinha)




4ª Etapa:

- Após fixado foi passado massa, lixado, passado massa, lixado e passado mais massa e lixado, isso para que ficasse perfeito a curvatura.

- Todas as emendas e encontros de madeira com madeira foi passado a cola, pregado, e posteriormente com auxilio de uma chave dei uma "empurradinha" no prego, para passar a massa por cima e não aparecer a marca do prego, afinal queremos nosso studio completamente liso e uniforme não é mesmo?!




5º Etapa

- Por fim, a pintura, aí que vem a parte boa, começa a ver o resultado, primeiramente é importante passar um fundo específico para madeira, mesmo se tratando de MDF ele pode "expurgar" um liquido com o tempo, que vai amarelar sua pintura, então passe bem esse fundo, que inclusive irá ajudar na pintura posterior, facilitando o preenchimento.

- Após a pintura com tinha Fosco Branco Neve, a quantidade de demãos vai variar de acordo com a marca da tinta e a forma de pintar, se você tiver experiência com pintura conseguira um melhor aproveitamento.



E é isso aí, ficou muito show, foi uma semana de obra o resultados das fotos está incrível, vou colocar algumas fotos abaixo feitas com o novo studio pra vocês conferirem: