09/07/2020 às 14:00 Dicas

Reforma - Construção De Fundo Infinito (Ciclorama)

6509
3min de leitura

Essa publicação vai para você meu amigo fotógrafo, que assim como eu sonha/sonhou por muito tempo em ter o seu espaço, bacana, organizado e com aquele fundo infinito tão sonhado.

Pode parecer bobagem, mas o resultado com um fundo fixo, é outra vida, o que mais usei antes desta reforma foi o tecido, que é realmente complicado, amassa, por vezes se não cuidar fica dobrado por cima do pé de algum modelo durante sua movimentação e te da um trabalhão na pós produção, além de não te dar aquela sombra bacana e uma homogeneidade na luz.

Quando tudo parou por conta da pandemia, aconteceu do forro do meu Studio ceder um pedaço, e por ser de gesso, e muito antigo, foi necessário a troca de todo o forro da sala, imagina a bagunça, então, aproveitei para dar uma geralzona, fazer o fundo infinito e dar um tapa geral =D , foram uma semana e meia de função que e mesmo fiz, sou daqueles q tenta fazer sozinho e se não der conta contrata um profissional, o faça você mesmo tá no meu sangue e vem de família kkk

Materiais usados:

- 03 Chapas de MDF 6mm

- 02 Chapas de eucatex 3mm

- 01 Tubo de cola para madeira

- 02 Potes de Tapa-Tudo da Renner (pode ser outro tipo de massa para tapar as frestas e preparar a curva)

- Pregos, Parafusos, Buchas, "L" para fixar as curvas

- 01 Lata 3,6l de fundo para madeira

- 02 lata 3,6l de tinta branco neve fosco

Custo Aproximado de R$1.300,00Tamanho do Studio: 2,60 x 4,10m

Equipamentos usados:

- Rolo de pintura, pincéis

- Espátula, lixas, formão, régua, nível, lápis, esquadro

- Serra circular, Serra Tico-tico, Lixadeira, Furadeira, Martelo

- Óculos e máscara para proteção

1ª Etapa: 

- Corte dos suportes para a curva, com 40cm de comprimento, sendo um lado parelho com a parede que utilizei como fundo e um lado com alguns cm para alinhar com a chapa de mdf que coloquei no piso.

- Fixação destes suportes no piso contra parede e no canto de encontro das duas paredes.

2ª Etapa:

- Fixação das chapas de MDF ao piso, eu utilizei uma cola, que hoje vejo q não fixou tão bem, tive algumas leves rachaduras nas emendas, nada que atrapalhe a foto e nem da muito trabalho na edição, mas optei por colar por meu piso ser de porcelanato, e não deu conta de fura-lo para prender o piso com bucha e parafuso, que recomendo a quem quiser que faça isso, colocando um parafuso em cada canto, pode ser uns 40cm do canto do MDF e um ao centro, para evitar q a chapa empene.

3ª Etapa:

- A curva do canto... essa deu trabalho, se você pretende fazer apenas um fundo em uma parede é tranquilo, agora se fizer como eu fiz, dá uma bela mão de obra, mas você ganha muito mais espaço para quando precisar fotografar mais pessoas principalmente.

- Para essa curva fixei mais suportes, os fixei entre si, utilizei de papel pardo para medir e fazer o molde, e cortei as fatias de "pizza" que foram coladas e pregadas uma a uma para fazer a curva mais suave possível. (quanto mais finas forem vai ficar mais curvo e precisará de menos massa para alinha)

4ª Etapa:

- Após fixado foi passado massa, lixado, passado massa, lixado e passado mais massa e lixado, isso para que ficasse perfeito a curvatura.

- Todas as emendas e encontros de madeira com madeira foi passado a cola, pregado, e posteriormente com auxilio de uma chave dei uma "empurradinha" no prego, para passar a massa por cima e não aparecer a marca do prego, afinal queremos nosso studio completamente liso e uniforme não é mesmo?!

5º Etapa

- Por fim, a pintura, aí que vem a parte boa, começa a ver o resultado, primeiramente é importante passar um fundo específico para madeira, mesmo se tratando de MDF ele pode "expurgar" um liquido com o tempo, que vai amarelar sua pintura, então passe bem esse fundo, que inclusive irá ajudar na pintura posterior, facilitando o preenchimento.

- Após a pintura com tinha Fosco Branco Neve, a quantidade de demãos vai variar de acordo com a marca da tinta e a forma de pintar, se você tiver experiência com pintura conseguira um melhor aproveitamento.

E é isso aí, ficou muito show, foi uma semana de obra o resultados das fotos está incrível, vou colocar algumas fotos abaixo feitas com o novo studio pra vocês conferirem:


09 Jul 2020

Reforma - Construção De Fundo Infinito (Ciclorama)

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

cenario ciclorama como fazer diy estudio fotografia fundo infinito how how to diy Studio

Quem viu também curtiu

31 de Jul de 2018

Saiba Como Ter Uma Festa Inesquecível!

10 de Abr de 2019

5 Dicas Para Arrasar Num Ensaio Fotográfico Sensual Casual

27 de Set de 2017

Sua Esposa Vai Se Apaixonar Novamente Por Você

Logo do Whatsapp